Conservação :
a) Evite exposição aos raios solares
b) Evite locais com infiltrações e constante humidade.
c) Cuidado com canetas, tintas e outras substâncias tóxicas que possam danificar o MDF.
d) Use sempre pano macio levemente umedecido com água e sabão neutro.
e) Evite colocar pesos excessivos sobre os móveis obedecendo sempre as normas técnicas fornecidas pela empresa.
Cuidados necessários (MDF)
Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original, devendo ser evitados, inclusive, através de vidros escurecidos, películas e cortinas.
Ao manusear objetos para a limpeza, levante e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis.
Não coloque peso* excessivo sobre os móveis e nunca se apóie sobre as portas, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas.
Não se apóie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.
Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes.
Não apóie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os tampos . Isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize apoios ou aparos para colocar objetos quentes sobre os tampos.
Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para proteção.
Não utilize estiletes e outros objetos com lâminas ou pontiagudos para fazer cortes sobre os tampos. O revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.
Evite o contato de tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize porta-canetas e anteparos para guardar estes materiais.
Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, a fim de evitar vazamentos.
Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, a fim de identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios.
LIMPEZA: Armarios, Portas e Tampos
Utilizar um pano limpo e macio ligeiramente umedecido com água morna (apenas o bastante para fazer aderir a poeira), secando logo em seguida Para manchas mais resistentes, use o pano limpo umedecido com sabão neutro (não alcalino) e água, ou álcool e água (ambos em partes iguais).
Seque completamente com um pano macio. Após, lustre levemente seguindo a textura do óvel.
Recomendamos a utilização de lustra-móveis somente à base de silicone incolor, pois, além de limpar, fornece uma camada protetora
NÃO UTILIZAR
– Pano encharcado
– Pano de louça
– Pano seco
– Lustra-móveis coloridos ou cera
– Detergentes*, limpadores instantâneos, produtos de limpeza à base de amônia e saponáceo
– Esponjas duras, ásperas e palhas de aço
PORQUÊ
– O acúmulo de água causa danos ao móvel
– Pode conter resíduos
– Além de não limpar, com o tempo desgasta o móvel.
– Causam manchas no móvel.
– São produtos químicos que podem danificar o acabamento dos móveis.
– Irão riscar e danificar os móveis.
* É recomendável apenas o uso de detergentes neutros.
EVITAR: o contato direto de vinagre, sal e limão (substâncias alcalinas em geral) com os móveis, pois também podem, com o tempo, causar danos; O contato com materiais pontiagudos, para não riscar o móvel.
Limpe regularmente os móveis.
A poeira, com o tempo, deixa a superfície fosca e sem brilho, podendo acumular nos encaixes, uniões ou qualquer outro espaço, deixando um aspecto escuro, desagradável e de difícil remoção.